Biblioteca Indica traz destaques históricos

biblioteca indica

 

O Biblioteca Indica retornou das férias com destaques históricos. Acompanhe! 

 

Dia do Patrimônio Histórico 

Comemorada em 17 de agosto, a data é uma homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um dos maiores responsáveis pela criação do órgão. Cabe ao Iphan a proteção e promoção dos bens culturais do país, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. O edifício do Campus Centro é um dos bens tombados pelo Iphan, e a Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes do Campus Niterói  listou outros bens tombados no Estado do Rio de Janeiro, não deixe de conferir!  

 

 

Paixões do Imperador 

Dom Pedro II tinha muitas paixões e uma delas era a fotografia. O imperador foi o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo – um processo fotográfico que foi inventado antes das máquinas fotográficas. Seu interesse pelo assunto ajudou na implantação e no desenvolvimento da fotografia no país. Em sua saída do Brasil em 1889, doou à Biblioteca Nacional sua coleção com aproximadamente 25 mil fotografias, a qual, juntamente com a coleção de livros, recebeu o nome de “Coleção Dona Theresa Christina Maria”, em homenagem a sua falecida esposa. Você sabia que D. Pedro II pode ter tirado a primeira selfie do Brasil? Para saber sobre essa e outras histórias do imperador, acesse o post da Biblioteca da Prôa do Campus Centro. 

 

Memória CPII 

Continuando no Campus Centro, a Biblioteca Histórica traz como destaque uma matéria do Jornal Correio da Manhã de 5 de março de 1950.  A reportagem destaca a instituição de bolsas de estudos voltadas para candidatos de todos os estados do país, a adoção dos Exames de Seleção para entrada no Colégio, a importância da Biblioteca e a constituição do seu acervo, a criação da Associação de Ex-Alunos do Internato, além da ampliação do Colégio Pedro II para o bairro de São Cristóvão. E vale a pena ler o detalhamento do projeto feito pelo diretor a época, o Professor Wandyck Londres da Nóbrega.  

 

 

Acompanhe na plataforma Moodle as publicações das Bibliotecas do CREIR, do Campus Engenho Novo I e do Campus Tijuca II. 

 

O Biblioteca Indica fica por aqui, mas em breve voltaremos com mais destaques e novidades das nossas Bibliotecas. 

 

Até o próximo #BibliotecaIndica!

 

  

Centro – Biblioteca Escolar – Dia Mundial da Fotografia 

Centro – Biblioteca Histórica – Jornal Correio da Manhã 

Engenho Novo II – Dia Internacional dos Povos Indígenas 

Humaitá II – Bernardo Guimarães 

Niterói – Dia do Patrimônio Histórico 

São Cristóvão I – Jogos Olímpicos 

São Cristóvão III – Dia Internacional dos Povos Indígenas 

Tijuca I – Volta às Aulas  

Tijuca II – Técnicas para potencializar o aprendizado de idiomas e Curiosidades sobre animais gigantes 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:13293  Total Acessos:24537418