Licenciaturas em História do CPII convida para lançamento de livro

 

 

 

 

 O curso de Licenciatura em História do Colégio Pedro II, convida para o lançamento do livro “Das Ruínas do Escravismo: teoria e história da transição ao capitalismo dependente” de autoria do professor Pedro Guimarães Pimentel, no dia 09 de julho, sábado, às 09:30 no Auditório de Música do Campus Realengo II.

 

A publicação reúne os capítulos iniciais de sua tese de doutorado, defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da UERJ. Pedro Pimentel é professor do ensino básico e da Licenciatura de História no mesmo campus.

 

O evento contará com a presença de Floriano Godinho de Oliveira, professor adjunto da UERJ e de Jonathan Raymundo, professor de História e Filosofia e ex-aluno do Colégio Pedro II, campus Realengo II.

 

Sobre o livro: Quais são os vestígios suficientemente rígidos do escravismo para que o desenvolvimento do capitalismo em nosso país fosse estampado pelas “marcas do passado”? Através do materialismo histórico nacional e latino-americano, o autor busca responder a essa e outras questões, colaborando com os estudos acerca da passagem para o “trabalho livre” no Brasil. A partir de uma perspectiva que opera não somente por recortes políticos e jurídicos, privilegia, em seu lugar, a análise da prolongada transição entre modos de produção definidores do caráter da formação socioeconômica brasileira. Neste sentido, temas como ciclo do capital, caráter de classes do Estado, abolicionismo, reificação e alienação e industrialização e proletarização são revisitados à luz da compreensão de um período transicional entre o escravismo colonial e o capitalismo dependente.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:2385  Total Acessos:31883391