Projeto Pronilo/MEC - Cursos de Extensão para a comunidade

Diretoria de Extensão e Cultura - Departamento de Educação Musical
Escola de Música do Colégio Pedro II - Unidade Escolar Realengo II

 

O PROJETO PRONILO/MEC implementado no Colégio Pedro II pela Diretoria de Extensão e Cultura vem atender a um dos objetivos da Escola de Música do Colégio Pedro II - Unidade Escolar Realengo II: oferecer cursos na área musical à comunidade, tornando a Escola de Música um centro de referência na formação da cultura musical e artística da comunidade. Também estão previstas realizações de concertos, apresentações variadas, festivais, oficinas e cursos relacionados à área musical que proporcionarão a todos uma vivência cultural e artística enriquecedora.

A Escola de Música do Colégio Pedro II, localizada no Complexo Escolar Realengo II, iniciou suas atividades em 12 de março de 2012, com a abertura oficial do ano letivo feita pela Diretora-Geral do Colégio Pedro II, professora Vera Maria Ferreira Rodrigues.

A Diretoria de Extensão e Cultura, em conjunto com o Departamento de Educação Musical, Direção da Unidade Escolar Realengo II e com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional e da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação organizaram as inscrições para os Cursos de Extensão em Música, ofertados para a Comunidade. Elas iniciaram em 10 de abril e ao final do período, observamos que o número de candidatos em muitos cursos/modalidades excedia, em muito, o número de vagas oferecidas, o que fez com que precisássemos fazer um sorteio para o preenchimento das vagas. Essa constatação foi motivo de grande satisfação para todos pois mostra o grande significado que nossa Instituição tem para a comunidade e o reconhecimento do valor do trabalho desenvolvidos por nossos profissionais.

O sorteio para preenchimentos das vagas, aberto ao público, ocorreu no dia 03 de maio de 2012, no Auditório da Escola de Música. Foram sorteados os nomes para as vagas e também uma lista de dez nomes para comporem as listas de espera em caso de desistência. As listagens com os nomes dos candidatos convocados para a matrícula e as listas de espera foram divulgadas na página do Colégio Pedro II.

As matrículas foram iniciadas no dia 08 de maio e em 14 de maio, a Escola de Música recebeu os primeiros alunos dos Cursos de Extensão para a Comunidade Interna e Externa. É visível o interesse e entusiasmo dos alunos pela oportunidade de desenvolverem suas habilidades musicais e esse é o maior de nossos objetivos – atender à comunidade desenvolvendo nosso trabalho da melhor forma possível.

Estão em funcionamento os seguintes Cursos de Extensão:

Curso

Professor (a) e Instrutores de Instrumentos

Coral Adulto da Comunidade

Professora Liziléia Drumond

Teclado em Grupo Adolescente

Professora Ana Cristina de Paula

Infantil

Professora Ana Cristina de Paula

Teclado em Grupo -Melhor Idade (1º e 2º turnos)

Professora Ana Cristina de Paula

Cavaquinho e Percussão Popular (1º e 2º turnos)

Instrutor Marco Antônio de Souza

Sopro- Flauta doce e transversa (1º e 2º turnos)

Professora Ana Paula Cruz

Sopro- Trompete (1º e 2º turnos)

Instrutor de Instrumento Marco Antônio de Souza

Sopro Bocal (Trompete, Trombone e Tuba) com Prática de Banda
(1º e 2º turnos)

Instrutor de Instrumento e Mestre de Banda Ubiratan de Almeida

Sopro- Palheta- Sax- Clarinete-Requinta(1º e 2º turnos)

Instrutor de Instrumento Luiz Paulo de Souza

(1º e 2º turnos)

Professor Daniel Fernandes

Violão Intermediário

Professor Daniel Fernandes

 

Nesse trabalho, contamos com o envolvimento de vários profissionais que de forma afinada, conseguiram concretizar com sucesso mais um projeto do Colégio Pedro II.

O planejamento pedagógico dos cursos e da equipe é acompanhado e orientado pela Chefe do Departamento de Educação Musical, professora Tânia Saione, sob a supervisão pedagógica da Diretora de Ensino, professora Anna Cristina Cardozo da Fonseca.

A Diretora de Extensão e Cultura, professora Maria Helena Soares Sampaio, com a assessoria para o PROJETO PRONILO da professora Mônica Repsold, orienta e apoia o desenvolvimento dos cursos nos importantes aspectos ligados à Extensão e Cultura.

A professora de Educação Musical Liziléia Drumond é a Coordenadora Pedagógica da Escola de Música e seu trabalho abrange todas as equipes que atuam nesse espaço.

A professora Ana Cristina de Paula auxilia a coordenação da professora Liziléia como sua coordenadora-adjunta nos Cursos de Extensão para a Comunidade.

E, finalmente, contamos com o apoio da direção administrativa da Escola de Música exercida pelo professor Miguel Angelo Villardi, Diretor da Unidade Escolar Realengo II.

 

montagem de fotos com os alunos do pronilo e os professores

Acessos Hoje:12161  Total Acessos:24536286