Aluna do Campus Niterói brilha nas Paralimpíadas Escolares/2012

 

 

 

As Paralímpiadas Escolares são consideradas o maior evento esportivo do mundo para atletas com deficiência em fase estudantil. Neste ano o evento registrou o maior número de competidores: 1.200 para-atletas de 24 estados e do Distrito Federal.


A aluna Taiana Lopes (Foto 1), do Campus Niterói, participou de 5 provas (50m livre, 100m livre, 100m costas, 4x50m livre e 4x50m medley) nas Paralimpíadas Escolares/2012. Ela conquistou medalha de bronze nas 3 provas individuais e prata, nos revezamentos. No 4x50m livre foi a terceira a nadar e no 4x50m medley, onde se tem os quatro estilos, abriu a prova com o nado costas, que é a sua especialidade (Fotos 2 e 3).

A equipe de natação da ANDEF (Foto 4) foi a que mais somou pontos para o Rio de Janeiro. Ela conquistou 3 medalhas de ouro; 4, de prata e 4, de bronze. Nos revezamentos contaram com a fera das piscinas e revelação da natação em 2010 na mesma competição, Glauber Soares que também compõe a equipe da ANDEF.

Esse ano, cada Estado ganhou um padrinho paralímpico. O padrinho do Estado do Rio de Janeiro foi o medalhista paralímpico, recordista brasileiro, mundial e paralímpico nos 50m e 100m livre, André Brasil (Foto 5). A aluna Taiana foi a porta-bandeira do RJ junto com dois atletas do futebol de 7 (para paralisados cerebrais) que também participaram da seleção que competiu nas Paralimpíadas de Londres e que ainda estão em idade escolar, Fábio Bordignon e Marcos Yuri Costa.

Na classificação geral, o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar com 80 pontos, seguido pelo Estado de São Paulo com 69 pontos, e Santa Catarina, em terceiro, com 35 pontos. O troféu Confraternização ficou com o Estado de São Paulo.

Já no último dia de competição, os destaques foram para o futebol. As equipes de futebol de 5 (para cegos) e futebol de 7 foram campeãs. O futebol de 7 do RJ (Foto 6) foi tricampeão com uma vitória de 4 a 2 sobre a equipe do Mato Grosso do Sul. O jogador da equipe carioca Fabio Bordignon dividiu a artilharia com Wellington Pedro, de São Paulo, com 14 gols. Marcos Yuri, também do Rio de Janeiro, foi eleito o melhor jogador da competição.

No futebol de 5, o Rio de Janeiro sagrou-se campeão com uma goleada de 4 a 0 sobre a equipe de Santa Catarina. O goleiro da equipe do Rio de Janeiro, Matheus Souza, foi eleito o melhor na posição e o atacante Dudu, o artilheiro da competição com 9 gols.  A equipe de voleibol sentado do RJ também foi destaque na competição, onde fizeram uma excelente campanha e chegaram à final contra a equipe bicampeã do Pará. Nossos meninos jogaram muito bem mas não foi o suficiente e a equipe ficou com a medalha de prata.

A aluna agora está aguardando a convocação dos atletas de natação que participarão do ParaPan Juvenil em 2013. Estamos todos torcendo por você, Taiana! (Fotos 7 e 8)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Acessos Hoje:7514  Total Acessos:25276531