O CPII em Libras

 

 

 

O CPII é para todos! Por isso, proporcionar uma educação inclusiva faz parte da nossa missão. Saiba mais sobre o Colégio Pedro II e os cursos oferecidos.

 

 

Excelência Acadêmica da Educação Básica à Pós-graduação

Marco da Educação Brasileira, o Colégio Pedro II foi do Império à República proporcionando a mesma excelência acadêmica aos seus alunos.

 

Nossa história se confunde com a própria história do Brasil. Desbravamos e construímos a educação nacional. Desenvolvemos e formamos grandes cidadãos e grandes personalidades públicas.

 

Hoje, integramos a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e somos um Centro de Referência Nacional em Educação Básica.

 

Nosso complexo escolar é de grande porte, composto por 14 campi e um Centro de Referência em Educação Infantil, distribuídos em seis bairros da cidade do Rio de Janeiro e nos municípios de Caxias e Niterói. Reunimos cerca de 13.000 mil alunos e 2.500 servidores, entre docentes e técnicos, e oferecemos turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio Regular e Integrado, além da Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 

Possuímos um perfil institucional extremamente rico e diversificado, conduzindo com primazia cursos da Educação Básica à Pós-graduação, e desenvolvendo importantes projetos de pesquisa, extensão e cultura.

 

 

Formas de Ingresso

O ingresso de estudantes no CPII se dá por meio de Sorteio Público de vagas ou Processo de Seleção e Classificação de candidatos, conforme o nível de ensino e exclusivamente para os campi nos quais são disponibilizadas as vagas.

 

Na Educação Infantil, o sorteio público de vagas é realizado para alunos de 3 e 4 anos;

 

Para o Ensino Fundamental, é realizado sorteio para o 1º ano e, eventualmente, para o 2º ano;

 

Para o 6º ano do Ensino Fundamental, a seleção é feita por meio de prova de Português, Matemática e Redação;

 

Para o ingresso na 1ª série do Ensino Médio Regular e Integrado também é realizada a aplicação de provas de Português, Matemática, Redação e de Conhecimentos Específicos (no caso do Ensino Médio Integrado);

 

Já o ingresso nos cursos do Proeja é feito por sorteio público de vagas, para alunos com 18 anos ou mais.

 

Nos cursos de Graduação, a seleção é feita pelo SISU a partir das notas dos candidatos no Enem.

 

Os cursos de Pós-Graduação têm ingresso por processo de seleção de candidatos, com provas e avaliações.

 

Concursos e Processos de Seleção

 

 

Graduação

O Colégio Pedro II também oferece cursos de licenciatura nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História, que compõem as Licenciaturas Integradas em Humanidades.

 

Com duração de oito semestres, as licenciaturas são gratuitas e acontecem no Campus Realengo, zona oeste do Rio, no período noturno.

 

 

 

 

 

 Pós-graduação

O Colégio Pedro II oferece diversos curso de pós-graduação voltados para a capacitação e qualificação de docentes que atuam na Educação Básica. São cursos de especialização e de mestrado direcionados a professores de várias disciplinas.

 

Conheça os Cursos de Pós-graduação

 

 

 

 

 

 

Pesquisa e Extensão

O CPII desenvolve atividades e políticas de pesquisa, integrando-as ao ensino, à pós-graduação e à extensão, promovendo ações de intercâmbio com instituições e empresas de fomento à pesquisa. Estudantes e professores podem se envolver em iniciativas como o Programa de Iniciação Científica Jr, as equipes preparatórias para Olimpíadas Científicas, coletivos de pesquisa e projetos pedagógicos que estimulam o desenvolvimento da capacidade investigativa, reflexiva e crítica de seus participantes.

 

Além disso, através de programas, projetos, eventos, cursos e demais atividades de extensão busca promover a articulação entre ensino e pesquisa desenvolvidos no CPII, atendendo as demandas da sociedade.

 

Projetos de Pesquisa   

Programas de Extensão

 

 

Acessos Hoje:7134  Total Acessos:13935104