Atividades realizadas na disciplina de Sociologia

 

 

 

Engenho Novo II


Atividades realizadas


Introdução à Pesquisa Científica em Ciências Sociais (IPCS) -  desenvolvido pelo Prof. Eduardo Guimarães como iniciativa comum ao Departamento de Sociologia, associando também os desdobramentos dessas atividades à linha de pesquisa Ciências Humanas: ensino e perspectivas do NUTH. Atualmente 6 alunos de Ensino Médio (2a e 3a séries) participam do programa, cujo tema de pesquisa é "Culto ao corpo": padrões de beleza, mídia e consumo na sociedade brasileira.


Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (NUTH) as atividades de extensão do NUTH no primeiro semestre de 2014 foram “Carnaval [completar]” e I Jornada Pedagógica – 1º de Abril: 50 Anos do Golpe.


A Oficina de Carnaval de 2014 foi desenvolvido pelas professoras Beatriz Arosa de Mattos, do Departamento de Sociologia, Carolina Medeiros, do Departamento de História, Aline Brito, do Departamento de Língua Portuguesa e Márcia Valpassos e Glória D’ Escoffier, do Departamento de Informática Educativa. Tal iniciativa buscou aguçar o olhar analítico sobre a festa mais popular do Brasil.


A Oficina teve um momento dedicado às discussões sociológicas e antropológicas sobre o Carnaval, no dia 26/ 02, em dois turnos (10h30 às 12h e 13h às 14h30). Além da Oficina de Carnaval, o NUTH realizou o evento Recreio de Máscaras nos dias 26/02, no turno da tarde, e 27/02, no turno da manhã. O baile realizado durante o intervalo das aulas permitiu uma interessante interação entre funcionários e estudantes.


O evento contou com música ao vivo (marchinhas de carnaval tocadas por uma banda formada por professores e alunos), serpentinas e muitos adereços que enfeitaram e divertiram os participantes. A festa permitiu entrever a possibilidade de uma nova dinâmica escolar, mais lúdica e criativa, sem perder o foco no processo de aprendizagem.


A "I Jornada Pedagógica – 1º de Abril: 50 Anos do Golpe" - contou com duas mesas redondas no dia 3 de abril, com a participação de militantes políticos que lutaram contra o regime ditatorial de 1964, com Vladimir Palmeira, Silas Ayres, Antonio Lúcio Soares e Carlos Eugênio Clemente, e uma conferência da professora Carolina Medeiros, com oficinas pedagógicas e um concurso literário, “Amanhã será outro dia”.


Humaitá II


Atividades realizadas


Discussão intra e extra-equipe para implantação do laboratório de Sociologia/Ciências Humanas.  


Proposição e encaminhamento de um vídeo elaborado pelos estudantes em parceria com a equipe de informática educativa.


Proposiçao e encaminhamento de projeto de pesquisa interdisciplinar.


Além dessas atividades,  a equipe de Sociologia realizou o “Seminário sobre os 50 anos do Golpe de 1964”.


Niterói


Atividades  realizadas


“50 anos do Golpe” - teve como objetivo aprofundar o debate e reflexão acerca do período ditatorial civil-militar no Brasil.  Equipes e grupos envolvidos: Sociologia, História, Coletivo Feminismo de ¾ e Grêmio CP2 Niterói.


Mostra de Curtas - “Ditadura e Histórias Femininas” seguido de debate.


Oficina de cartazes - “Ditadura nunca mais”


Exibição de filme - “Hércules 56”


 “Gaza: Diálogos e perspectivas” - o objetivo foi  apresentar diferentes olhares a respeito do conflito atual em Gaza. Equipes e grupos envolvidos: Sociologia, História e Grêmio CP2 Niterói.


Exibição de filmes - “Paradise Now” e “Promessas de um novo mundo”


Palestra - Gisele Fonseca. Profª de Antropologia da UFF – Drª em Antropologia UFF.


 Realengo II


Atividade realizadas


Os alunos do 2º ano foram divididos em grupos e, a partir das discussões em sala sobre cultura, ideologia, indústria cultural, hegemonia e contra hegemonia, realizaram uma pesquisa de imagens do Carnaval para responder à seguinte indagação: o Carnaval é uma Festa do Povo? Os estudantes escolheram imagens do carnaval fizeram uma análise das mesmas. Uma segunda atividade consistiu na escolha de uma situação do cotidiano e a produção de um texto inédito em que se utilizando dos conceitos e categorias apresentadas no curso, os alunos em grupos construíam análises de fenômenos sociais. O material produzido por cada turma está na sala de aula virtual no sistema moodle.


Os alunos do 3° ano trabalharam o tema "Cidade e Capitalismo: reflexões a partir da zona oeste do Rio de Janeiro"no primeiro trimestre. Eles se organizaram em grupos a fim de realizar pesquisa através de trabalho de campo em bairros da zona oeste da cidade, região onde se localiza o Colégio. Os grupos escolheram subtemas e inicialmente a proposta era que houvesse uma apresentação além do material escrito com o registro da pesquisa. O formato da apresentação seria escolhida por cada grupo(painel, esquete, exposição fotográfica, música, vídeo, etc).


As pesquisas produzidas estiveram relacionadas analiticamente aos conteúdos trabalhados em sala, abordando os seguintes subtemas: o problema da moradia/habitação; exclusão social e violência; As formas de segregação sócio espacial; O processo de favelização; Os megaeventos e seus impactos.


As turmas do 9º ano desenvolveram o tema "Discriminação e novas tecnologias da informação e da comunicação – o cyberbulling no Colégio Pedro II". Os alunos foram divididos em grupos que ficaram responsáveis por fazer pesquisa através de questionários elaborados por eles mesmo e aplicados a diferentes agentes no âmbito do Colégio: estudantes – Ensino Fundamental e Médio, servidores e trabalhadores terceirizados,  pais e responsáveis.


A intenção era que, a partir dos dados coletados e tabulados, os alunos realizassem uma reflexão inicial sobre o cyberbulling, verificando sua incidência, impacto e formas de combate a essa prática. Mesmo que com uma amostragem muito pequena, os grupos conseguiram realizar análises muito interessantes a partir dos dados construídos.


Essa atividade proporcionou aos alunos uma experiência prática de iniciação a pesquisa científica com uma importante discussão sobre metodologia nas Ciências Sociais. Abordamos em aula os critérios para produção dos questionários, forma de aplicação, problematização e análise dos dados.


São Cristóvão II


Atividades realizadas


Coordenação da Primeira Jornada Pedagógica do Campus São Cristóvão II – Diferenças: desconstruindo mitos. Organização do Laboratório de Imagens e Narrativas em Ciências Sociais.


São Cristóvão III


Atividades realizadas


Organização do Laboratório de Ciências Sociais.


 Tijuca II


Atividades realizadas


 Organização do Laboratório de Humanidades / Ciências Sociais.

 

 

 

 

Acessos Hoje:994  Total Acessos:10259544