A representante da UGI do CPII, Kelly Gama (a segunda da esquerda para a direita), com representantes das UGIs de outros Institutos Federais
No dia 30/05 a Controladoria Geral da União realizou reunião com as unidades integrantes do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef), em Brasília. O objetivo do encontro foi de prestar orientações às Unidades de Gestão da Integridade (UGIs) sobre práticas e medidas de aprimoramento da integridade pública.
Nesse evento foi lançado o Programa Prisma – Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento, que terá o objetivo de assessorar órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional para o aprimoramento dos seus respectivos programas de integridade. O Prisma funcionará por adesão e inicialmente será realizado em duas entidades: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os procedimentos para adesão de novas instituições serão divulgados no segundo semestre de 2023, considerando eventuais ajustes na metodologia, a partir das duas experiências iniciais, e a capacidade operacional necessária para a realização das atividades.
Nessa reunião, além do lançamento do Prisma, a CGU também disponibilizou uma nova versão do Painel de Integridade Pública . A nova versão, além de exibir os dados já informados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, traz novidades de conteúdo e de navegação. O Painel continua com o mesmo endereço de acesso.
Também houve debate sobre oportunidades e desafios comuns na condução de um programa de integridade, considerando experiências já vivenciadas e o aprimoramento da integração entre os sistemas, funções e temas. Outro assunto abordado foram estratégias para elaborar um programa de integridade que promova avanços com relação aos principais riscos e gargalos institucionais relacionados à integridade.
Sipef
Instituído em julho de 2021, o Sipef coordena e articula as atividades ligadas à integridade pública no Executivo federal, bem como estabelece padrões para as medidas de integridade na administração pública. O objetivo é ampliar a efetividade dos programas de integridade dos ministérios, autarquias e fundações públicas, aumentando, assim, a prevenção a atos de corrupção no Brasil. O Sipef é composto pela CGU, que atua como órgão central do sistema, e pelas unidades setoriais, que são as responsáveis pela gestão da integridade dentro dos órgãos e entidades.
Seção de Comunicação Social