Exposição no CPII retratou a presença do negro na fotografia do XIX

A exposição “A Presença do Negro na Fotografia do Século XIX” passou pelos Campi São Cristóvão II e Realengo II


Quem compareceu ao Campus Duque de Caxias no dia 2 de dezembro, quando foram comemorados os 178 anos do Colégio Pedro II, pode conferir a exposição “A Presença do Negro na Fotografia do Século XIX”, com fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles. A mostra - que passou pelos Campi Realengo II, em novembro, e  São Cristóvão II, em outubro -  teve como proposta resgatar a presença do negro na construção e no cotidiano do Brasil, por meio dos trabalhos do fotógrafo Marc Ferrez. 



FOTO:Equipe do Espaço Cultural fala para alunos de Realengo II sobre a exposição


Tendo um especial interesse pelo Brasil do Século XIX, Ferrez percebeu o negro para além da situação de escravidão, estando presente no cotidiano brasileiro, na economia, nas artes e na religiosidade. 


“A ideia dessa exposição surgiu a partir de uma visita pedagógica ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) com estudantes do Campus São Cristóvão II, por ocasião de exposição abordando ações e batalhas do século XIX no Brasil, em que observamos a ausência de pinturas ou fotos de negros naquele museu”, explicou Elizabeth Dutra, responsável pelo Setor de Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec) de São Cristóvão II.



FOTO:  Fotografias fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles



Elizabeth foi uma das proponentes da exposição, juntamente com o professor Shannon Botelho, coordenador pedagógico de Artes Visuais do Campus, e pela assistente social Mahrly Azevedo, representante do Sepec e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (Neab)  em São Cristóvão II.


“Nada mais importante do que abrir a discussão e o debate da inclusão do negro nos conteúdos de História, de Artes, de Sociologia e demais disciplinas, marcando, assim, o seu ‘pertencimento’ na História e na vida do Brasil”, ressaltou Elizabeth.

 

 

 

Denise Gonring  - Coordenadoria de Comunicação Social

Com colaboração de Suzeth Amorim e Danielle Pingitore

 

 

 

 

Acessos Hoje:237  Total Acessos:17092773