Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Alteração de Dados Bancários

   

É responsabilidade do servidor manter seus dados bancários atualizados para fins de pagamento.

 

A solicitação de alteração desses dados poderá ser feita diretamente pelo servidor através do “Sigepe > Requerimento” que pode ser acessado pelo Portal do Servidor, clicando no ícone “Sigepe Servidores e Pensionistas”. Veja o passo a passo abaixo em “Como Fazer?”.

 

Outra opção será fazer a alteração diretamente pelo aplicativo SouGov.br. Para saber como fazer basta seguir as orientações da página de Perguntas Frequentes do SouGov.br > Alteração de Dados Bancários, ou assistir ao passo a passo pelo vídeo tutorial: SouGov.br - Tutorial de Cadastro de Dados Bancários.

 

Atenção!

- CONTA-SALÁRIO: obrigatória para recebimento de remuneração, bolsa, proventos ou pensão.

- CONTA-CORRENTE: obrigatória para outros pagamentos, tais como: diárias, ajuda de custo, encargo de curso e concurso, crédito de empréstimos consignados, dentre outros.

 

Importante:

-  O servidor deve ser o titular da nova conta.

- O crédito de remuneração dos servidores públicos (ativos, aposentados e beneficiários de pensão) só pode ser realizado em conta denominada "Conta Salário".  

- A conta bancária só poderá ser aberta nos seguintes bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

 

Fique Atento! Na Caixa Econômica Federal, o titular deverá solicitar que a conta salário seja vinculada com o CNPJ do Ministério do Planejamento (00.489.828/0010-46). O servidor deve prestar a informação correta e legível para evitar falhas no pagamento.

 

COMO FAZER?

Para saber como fazer a atualização dos seus dados bancários siga as orientações abaixo:

 

- Solicitação pelo aplicativo SouGov: Passo a passo em SouGov.br - Tutorial de Cadastro de Dados Bancários.

- Solicitação pelo Portal do Servidor - Sigepe > Requerimento:

 

PASSO A PASSO PARA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS BANCÁRIOS (SIGEPE WEB):

 

1. Acesse o Portal do Servidor (gov.br/servidor/), clique no ícone “Sigepe Servidores e Pensionistas” e realize o acesso com login (CPF) e senha no Sistema de Gestão de Acesso (Sigac).

 

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Se for o seu primeiro acesso, no Portal do Servidor clique em “Sigepe Servidores e Pensionistas”, após isso selecione a opção “Primeiro acesso” no menu “Precisa de ajuda?” e preencha as informações solicitadas.

 

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2.Clique no menu localizado no canto esquerdo superior, ao lado de "Sigepe", depois clique em “Requerimento” (Ou clique em "Requerimento" no quadro “Favoritos”).

 

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3. Logo após, clique em “Solicitar” no menu superior verde e na sequência selecione “Alteração de Dados Bancários”.

 

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4. Preencha o formulário observando os campos obrigatórios com asteriscos vermelhos. Seus dados cadastrais serão carregados automaticamente.

 

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5. Preenchimento das informações da nova conta:


IMPORTANTE: servidor deve ter muita atenção no preenchimento dos dados bancários

 

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  1.       I.        No mesmo formulário será possível alterar os dados bancários da Conta Salário e da Conta Corrente, mas se não for necessário alterar as duas contas basta deixar em branco.

  • - Conta Salário (Nova): utilizada para receber a remuneração (salário). Favor informar apenas números e letras. Não use pontos ou traços.

  • - Conta Corrente (Nova) : utilizada para receber diárias e passagens e outros pagamentos que não seja o salário recorrente. Favor informar apenas números e letras. Não use pontos ou traços.

  1.      II.        Campos de preenchimentos obrigatórios para atualização da “Conta Salário”:

  • - Número do Banco (Nova Conta Salário)

  • - Banco Conveniado

  • - UF

  • - Agência Bancária Conveniada

  1.     III.        Campos de preenchimentos obrigatórios para atualização da “Conta Corrente”:

  • - Tipo de Conta Corrente ou Poupança

  • -Número do Banco (Nova Conta Corrente ou Poupança)

  • - Banco

  • - UF

  • - Agência Bancária

  • - Conta Corrente (Nova)

 

6. Ao final do formulário, clique em "Gerar Documento", isso carregará uma cópia do requerimento na tela para sua conferência. Se estiver tudo correto, para finalizar o processo basta clicar em “Gravar”

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7. Clique agora em "Incluir Anexo" para inserir um comprovante dos novos dados bancários informados (cópia do cartão bancário, carta do banco, extrato, página da internet com as informações da conta etc.).

Obs.: este item não é obrigatório, mas é importante para garantir que os dados sejam corretamente cadastrados e não ocorram problemas no pagamento.

Atenção! Se for enviar a foto do cartão bancário, tenha cuidado para não deixar visível o código de segurança do cartão (CVV).

 

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8. Selecione a opção “Comprovante de Conta Bancária” em “Tipo Documento” e anexe a comprovação atualizada relacionada. 

 

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 9. Clique em "Anexar" e selecione o arquivo do comprovante de conta bancária. Após, clique em "Gravar".

 

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10. Selecione o Requerimento e o anexo, e clique em Assinar Selecionado(s)”. Utilize o CPF e senha do sistema para assinar. Depois disso, selecione o Requerimento, o Anexo e a caixa de “Registrar Ciência”, e clique em "Enviar para Análise".

 

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IMPORTANTE:  o efeito desta alteração depende da data de fechamento da folha de pagamento, em conformidade com o cronograma mensal do SIAPE. Alterações solicitadas após o fechamento da folha só serão processadas na folha seguinte.

Para conferir se os dados foram atualizados, o servidor pode conferir essa informação na prévia do contracheque. Estando tudo correto, esse dado será atualizado no contracheque e o titular passará a receber o salário na nova conta indicada.

 

Setor Responsável:

 Seção de Pagamentos e Benefícios – SEPAB

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

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Virgília Augusta da Costa Nunes

Pró-Reitora

 


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