Projetos e Programas

 

 

 

 

PROJETOS CIENTÍFICOS OU ARTÍSTICO-CULTURAIS EM CURSO

 

Título: Escola e Família em Tempos De Whatsapp: Contribuições da perspectiva da diferença para pensar esta relação

Equipe: Kelsiane A. De Oliveira de Mattos Pereira

Resumo: Já é recorrente, no campo educacional, referir-se à relação escola-família como suposta parceria, entendendo a ação complementar que a escola desempenha junto à família como relação simétrica de troca e diálogo. Neste projeto, a partir do diálogo com as teorizações do que pode ser nomeado como perspectiva da diferença, pretende-se discutir a relação escola-família no contexto da educação infantil, problematizando a noção de parceria. Das teorizações derridiana, busca-se operar com a noção de interabilidade para problematizar os sentidos que a interação família-escola pode assumir nas diferentes vozes que participam desta relação. A interlocução teórica com Rosa Maria Hessel Silveira é potente para fundamentar a realização de entrevistas com os atores sociais, trazidos para o foco desta pesquisa, entendo a sua realização como uma arena de significados. Além disso, pretende-se fazer um levantamento no campo acadêmico para conhecer os sentidos que se atribui à relação escola-família, especialmente, na educação infantil. Por fim, pretende-se problematizar e discutir as ações em andamento na escola que se referem ao tema em questão e também propor novas práticas que visem o estreitamento ou, como coloca Kramer, o intercâmbio entre estas duas instituições.

 

Título: Profissionais de Educação Infantil, escrita e identidade

Equipe: Camila dos Anjos Barros, Pablo Luiz de Faria Vieira da Silva, Ana Carolina Silva Martins, Débora Sabina da Silva Geraldo

Resumo: O presente projeto consiste na organização de uma publicação semestral com artigos que versem sobre aspectos teóricos, metodológicos e práticos do trabalho na Educação Infantil e com as crianças pequenas. Pretende-se, assim, construir um acervo que contribua para a produção da identidade da primeira etapa da Educação Básica.

 

Título: Núcleo de estudos e pesquisas em Linguagem, Infância e Filosofia – NEPLIF

Equipe: Alessandra de Barros Piedras Lopes, Ana Carolina Silva Martins, Carolina Silva Gomes de Sousa, Luciana Lima da Mota, Raquel Marina da Silva do Nascimento, Vera Lúcia Santos Moura

Resumo: Partindo de conceitos abrangentes e de compreensões múltiplas, este núcleo de estudos objetiva comportar pesquisas que busquem as distinções entre os conceitos “infância”, “linguagem” e “filosofia”, seus pontos tangencias, e seus trespassamentos.  A concepção de “filosofia” com a qual se deseja trabalhar não se apresenta tão somente como uma disciplina ou ciência, mas se estende dos estudos da tradição do pensamento filosófico às práticas filosóficas contemporâneas. Destaca-se precisamente a ideia de prática filosófica na afirmação da indissociabilidade entre teoria e prática, entre ciência e técnica, entre experiência e sentido, entre forma e conteúdo. Infância, Linguagem e Filosofia se entrelaçam neste projeto, nas vidas em que acontecem, para que se delimitem as maneiras possíveis em que as experiências e sentidos que atravessam podem ser forjados e ressignificados na Educação.

 

Título: Bidocência na Educação Infantil do Colégio Pedro II: possibilidades e desafios narrados pelas professoras e crianças

Equipe: Renata Machado de Souza Santos

Resumo: A pesquisa tem como propósito investigar a bidocência na educação infantil, a partir da experiência vivida no Colégio Pedro II. A Educação Infantil foi implementada no referido colégio, em 2012, em Realengo, tendo a bidocência como organização docente. Nessa perspectiva, previu a atuação de duas professoras, ao mesmo tempo, na mesma turma.  Ao chegar nessa instituição e conhecer a dinâmica de trabalho, alguns questionamentos começaram a me acompanhar: Que concepções de educação infantil permeiam essa instituição ao adotar a bidocência? Como a bidocência na Educação Infantil pode contribuir para contemplar melhor, tanto a singularidade de cada criança, quanto o papel do grupo na formação dos sujeitos? Assim, as questões iniciais da pesquisa foram se delineando em torno de: investigar os limites e possibilidades do trabalho pedagógico na educação infantil, baseado na bidocência. A pesquisa é de caráter qualitativo, fundamentada numa perspectiva histórico-crítica e tem como sujeitos, além da própria autora, professoras que compuseram as duplas da bidocência e crianças que participaram do processo. Os movimentos investigativos preliminares foram: recuperar minha trajetória docente, a partir do memorial de vida e formação; levantar uma documentação sobre a implantação da Educação Infantil no Colégio Pedro II; iniciar uma revisão bibliográfica sobre o tema; debruçar sobre os cadernos de planejamentos e caderno de campo contendo anotações de situações cotidianas da escola, bem como de reuniões de planejamento semanal, de coordenação e dos colegiados.

 

Título: O currículo como um projeto de infância: afinal o que as crianças têm a dizer? 

Equipe: Maria Clara de Lima Santiago Camões

Resumo: Este estudo tem o objetivo de olhar a infância como espaço sem origem fixa, sob o signo da diferença, e analisar que condição de currículo se tece ao deslocar a criança de uma condição de subalternidade trazendo-a para o foco dos processos de produção curricular e, a partir dessa concepção, discutir sobre como as propostas curriculares são produzidas na Educação Infantil e que sentidos se hegemonizam nesta produção. Trata-se de uma pesquisa que versa sobre a infância como experiência, nesse sentido a perspectiva é não falar pelas crianças, mas como o outro, com voz própria, em constante negociação e contemplar a Educação Infantil como espaço de luta e garantia de discussão política. O que dizer das experiências de ser criança na Educação Infantil (EI)? Como as crianças significam suas experiências nestes espaços? Quais os significados que atribuem às práticas cotidianas? Como participam da escolha do que é vivenciado, experimentado? Perguntas que delineiam o “objeto” de estudo: currículo como um projeto de infância.  Ao trazer a criança à centralidade aponto para a inexistência de uma estrutura fixa que determina discursos que posicionam a criança no lugar da subalternidade, especialmente a partir da articulação com estudos de Homi Bhabha (2011, 2013) e Spivak (2010).  O entendimento de políticas de currículo como produção político-discursiva reforça o argumento de que a partir das negociações e disputas é que os sentidos e interesses se hibridizam na formulação curricular, evidenciando sua condição de processo político inacabado. É no ato de negociar que significados são construídos dialogicamente. O caminho desta investigação encontra na ideia de hospitalidade de Derrida uma possibilidade pensar sobre a “língua” da infância, muitas vezes, inaudível ou destituída de significação. Assim, discutir nos termos Derridianos, sobre a criança como estrangeira, indica uma possibilidade de retomar a pergunta feita por Spivak (Pode o subalterno falar?) indagando: Como temos criado espaço para ouvir as crianças, em “sua língua”, na Educação Infantil?

 

 

Revista Práticas em Educação Infantil

 

Comitê Editorial: Ana Carolina Silva Martins, Camila dos Anjos Barros, Débora Sabina da Silva Geraldo, Pablo Luiz de Faria Vieira da Silva, Luciana Helena Monsores.

Resumo: Publicação eletrônica anual com artigos que versam sobre aspectos teóricos, metodológicos e práticos do trabalho na Educação Infantil e com as crianças pequenas.


Vol. 1, Nº 1 (2015): Construindo a Prática

Vol. 2, Nº  1 (2017):

 

 

Revista DeSlimites

 

Comitê Editorial: Departamento de Educação Infantil, Alessandra Lopes; Departamento de Espanhol, Cláudia Estevam, Daniele Cabral, Luziana Catta Preta Magalhães; Departamento de Francês, Luciano Moraes, Márcia Barbosa; Departamento de Inglês, Maria Inês Azeredo Alonso; Departamento de Português, Ana Bernardes, Elisa Vieira, Glaucia Secco, Hercules Alberto de Oliveira, Laís Naufel, Manoel Carvalho, Marcelo Pereira, Margarete Dias, Silvia Rosa, Tiago Cavalcante.

Resumo: Destina-se à publicação de trabalhos inéditos produzidos por servidores do Colégio Pedro II nas áreas de Linguística, Letras e Artes. Seu objetivo é divulgar a produção acadêmica, artística e literária dos servidores e das servidoras do colégio dentro e fora da instituição.

 

 

PROJETOS DE EXTENSÃO EM CURSO

 

Título: Reflexões e práticas em Educação Infantil

Equipe: Aline Buy dos Santos, Amanda Santos de Lima, Gabriela Barreto da Silva Scramingnon, Kelsiane Aparecida de Oliveira de M.Pereira, Liana Pereira Borba dos Santos, Maria Clara de Lima Santiago Camões, Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello, Tatiane Fernandes, Vera Lúcia Santos Moura.

Resumo: O curso busca a construção de um espaço de oferta de formação continuada, pautada no diálogo acerca das práticas desenvolvidas na Educação Infantil. O curso está pautado na metodologia da escuta e na reflexão relacionada à prática docente dos participantes. Nesse sentido, a metodologia proposta visa assegurar a reflexão crítica sobre a prática docente na Educação Infantil.

 

Título: ¡Soy loco por ti, América! Vivências com línguas estrangeiras: Espanhol.

Equipe: Departamento de Educação Infantil, Alessandra de Barros Piedras Lopes, Luísa Andries Nogueira de Freitas; Departamento de Espanhol,  Cláudia Estevam Costa, Viviane Mendonça de Menezes Guimarães; Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (SSE/FEUFF), Dayala Paiva de Medeiros Vargens.

Resumo: A oficina objetiva oferecer vivências e experiências estéticas que ampliem o repertório cultural das crianças e seus padrões de referência e identidades. Propõe-se buscar estratégias que contribuam na construção da identidade latino-americana pelas crianças, sob uma perspectiva dialógica e lúdica, incluindo-se questões referentes às interações no grupo, bem como brincadeiras, dramatizações e práticas corporais, textuais, plásticas e musicais.

               

 

 

PROJETOS CIENTÍFICOS OU ARTÍSTICO-CULTURAIS FINALIZADOS

 

Título: De boca a ouvido: Reflexões sobre os caminhos da literatura oral na Educação Infantil

Equipe: Vera Lucia Santos Moura

Resumo: Esta proposta tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas orais na escola, mais especificamente na Educação Infantil, trazendo para o centro da discussão o olhar da criança sobre o tema. Para tal, torna-se importante investigar o que as crianças pensam sobre essas dinâmicas de contação/leituras coletivas, quais são as suas preferências e seus interesses. Primeiramente, será necessário compreender qual é o lugar que as narrativas orais ocupam na instituição, assim como, entender quais as tensões existentes entre a palavra escrita e a palavra falada, entre a fala infantil e a fala do adulto. Dado a importância das narrativas orais para pequenos ouvintes que ainda não sabem ler convencionalmente, o projeto seguirá adotando, medidas para colaborar com a criação de um espaço de trocas, com ênfase nas tradições das narrativas orais. Desse modo será necessário trilhar por caminhos que conduzam os atores da pesquisa para as possibilidades de reinvenção das propostas de formação de leitores/narradores na educação infantil, garimpando entre as situações cotidianas, atividades que unam formação e encantamento, aproximação ao universo letrado e prazer pela leitura. Espera-se com isso, que ao se cercar de cuidados, procedimentos e estratégias necessárias às dinâmicas pretendidas, os frutos dessa ação promovam de fato o encontro da criança com infinitas descobertas, despertando desejos, interesses e o envolvimento dos pequenos na trama de ouvir e narrar.

 

Título: O paradigma do cuidado na Educação Infantil do Colégio Pedro II: o período de acolhimento e o acolhimento nos diferentes tempos e espaços da Instituição

Equipe: Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello

Resumo: Nesta pesquisa pretendemos contribuir com a construção do projeto político pedagógico institucional do Colégio Pedro II, na medida em que colocaremos luz nas visões de criança e nas concepções de currículo presentes nas ações cotidianas desta instituição, no que diz respeito às práticas de acolhimento e cuidado com os sujeitos nela envolvidos.  Nosso principal objetivo será analisar o período de acolhimento inicial das crianças, família e educadores, no ano de 2013 e 2014, assim como outras ações de acolhimento nos tempos e espaços da instituição, buscando estratégias de fortalecimento das relações entre família e escola e, principalmente, no respeito ao direito da criança pequena de se desenvolver integralmente nos espaços escolares, tendo assegurada sua saúde e bem-estar físico e emocional. Utilizaremos o paradigma do Cuidado, apresentado nos estudos de Leonardo Boff, as pesquisas sobre inserção de Bondioli e Mantovani e os trabalhos sobre acolhimento, adaptação e inserção praticados em instituições do Município do Rio de Janeiro como fundamentação teórico-metodológica de nossas análises sobre o cotidiano. Esta análise e reflexão teórica das práticas de acolhimento tem como objetivo fundamentar e tornar cada vez mais conscientes as escolhas feitas nos processos de cuidar e educar as crianças pequenas, fortalecendo as marcas de qualidade já reconhecidas no trabalho dos outros segmentos do Colégio Pedro II. 

 

Título: Relações étnico-raciais e educação: o papel da Educação Infantil do Colégio Pedro II na valorização das culturas de matrizes africanas e a contribuição da Literatura Infantil

Equipe: Luciana Helena Monsores

Resumo: A identidade étnica está ligada a cultura de um povo. Por sua vez, a cultura de um povo ou o conjunto de suas práticas culturais constitui parte substantiva daquilo que chamamos de identidade. As identidades étnicas e raciais são construções sociais e históricas e, durante a História do Brasil (e do mundo), notamos a supressão da identidade e da sensação de pertencimento do povo negro através de discursos racialistas, pensamentos e atitudes racistas em uma sociedade de hegemonia branca-europeia. Neste sentido, além das dificuldades de acesso e inclusão históricas do povo negro, notamos, em pesquisas censitárias nacionais, que muitas pessoas, que costumamos identificar como negras, se considerarmos a cor de sua pele, declaram-se brancas ou pardas. Esta não identificação como negro/negra pode também se repetir na escola. A hipótese é de que esta falta de identificação tem relação com o lugar que historicamente tem sido atribuído ao negro, de falta, de inferioridade, lugar este que as pessoas não gostam de se ver. Tudo isso pode não estar apenas refletido, como também ser perpetuado pela educação e pela escola. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é o primeiro momento da socialização das crianças com um número maior de outras crianças. É neste momento que muitos conflitos surgem, inclusive os raciais, e que devem ser trabalhadas as diferenças e a identidade na escola. Como a Educação Infantil pode lidar e desconstruir estereótipos racistas em nossa sociedade? Como a literatura infantil pode contribuir com isso? Qual é o papel da Educação Infantil do Colégio Pedro II e o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, em especial, pelo corpo docente, na superação do racismo? São questões que pretendo responder, ou ao menos, discutir neste trabalho.

 

Título: Integração na Educação Infantil: alguns entendimentos e propostas

Equipe: Alessandra de Barros Piedras Lopes

Resumo: Na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II enfrentamos, como em tantas instituições escolares, o desafio de pensar e organizar o cotidiano, e nele o trabalho pedagógico realizado, articulando e integrando os campos de experiências possíveis aos conhecimentos produzidos socialmente ao longo da história. Importante nesse processo, e nas formas que vamos encontrando ao longo dele, é a ideia de que produzimos história ao mesmo passo que somos por ela produzidos, criamos cultura ao mesmo tempo que somos por ela criados, que nos fazemos nos discursos que circulam pelos espaços que habitamos e que somos parte constituinte e importante na dinâmica em que esses discursos são produzidos e reproduzidos. No ano de 2015, a UEI coloca em ação algumas propostas pensadas no intuito de criar formas para concretizar a integração necessária, em acordo com as orientações oferecidas pelas DCNEI (2009). Este projeto pretende acompanhar o processo em curso na unidade, identificando os discursos que circulam sobre o tema em questão, bem como conceder substância a algumas outras propostas sugeridas por alguns professores – a saber, uma sala de psicomotricidade, um laboratório de ciências e um projeto de filosofia com crianças.

 

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:12738  Total Acessos:45616786